DINÂMICA POPULACIONAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS ESPACIAIS
Palavras-chave:
Município, Paraná, Migração, População, Qualidade de vidaResumo
O objetivo do estudo foi analisar a dinâmica populacional dos municípios do estado do Paraná com o uso da Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) no período 2001-2020. As variáveis do estudo foram a variação da população em valores percentuais e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios. Os resultados mostraram que as disparidades no desenvolvimento regional se mostraram estáveis no período do estudo, fator que estimulou a migração populacional de municípios menores para polos urbanos. A análise bivariada entre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e variação da população mostrou a existência de cluster Alto-Alto nas regiões metropolitanas de Curitiba e Londrina, portanto, municípios com maior qualidade de vida que atraem habitantes. O cluster Baixo-Baixo na região central do estado agrupa municípios com menores valores de IDH com redução populacional. Portanto, o planejamento e implementação de estratégias de desenvolvimento regional devem ser tarefas conjuntas de grupos de municípios que participam dos clusters, pois as ações realizadas por uma localidade têm impacto sobre seus vizinhos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).