CENSO AGROPECUÁRIO 2017: MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, AGROINDÚSTRIAS E AGRICULTURA ORGÂNICA
Palavras-chave:
Censo Agropecuário, estabelecimentos rurais, agroindústrias rurais, agricultura orgânicaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados do Censo Agropecuário 2017 em relação à caracterização dos estabelecimentos, movimentação financeira, agroindústria rural e agricultura orgânica para o Estado do Paraná. Utiliza-se sempre que possível o recorte de mesorregiões geográficas, e a comparação com o Censo Agropecuário de 2006. Em relação a movimentação financeira, quando verificado apenas o conjunto de estabelecimentos agropecuários que obtiveram crédito para financiamento, nota-se uma diminuição em cerca de 27,3% do número total de tomadores de crédito no Paraná, reduzindo de 111.043 para 80.730 no período analisado, a finalidade mais acessada é a de custeio que representou 74% dos contratos em ser em 2017. Quanto aos dados sobre agroindústria rural, as informações presentes no Censo Agropecuário permitiram verificar quais os principais produtos que estão sendo transformados nas propriedades. Destaca-se a expansão em número de estabelecimentos e quantidade produzida de queijo e requeijão, geleias e doces e legumes e verduras processadas em relação aos resultados Censo de 2006. Os dados sobre agricultura orgânica apesar de limitados indicam um cenário de ampliação no número de estabelecimentos com produção orgânica certificada, o Paraná figura como o segundo maior estado em número de estabelecimentos com produção de orgânicos. Ainda, observa-se que o número de estabelecimentos aumentou em todas as regiões do Estado, sendo que o maior acréscimo ocorreu na mesorregião Centro-Sul.Downloads
Publicado
2022-08-03
Como Citar
Evencio de Oliveira da Silva, R. C., & Bucco Coelho, L. (2022). CENSO AGROPECUÁRIO 2017: MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, AGROINDÚSTRIAS E AGRICULTURA ORGÂNICA. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 42(141). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1204
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).