O BANCO DO NORDESTE E O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE BRASILEIRO: ATUAÇÃO RECENTE E MISSÕES FUTURAS

Autores

  • Aristides Monteiro Neto Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA
  • Fernando Cezar de Macedo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Raphael de Oliveira Silva Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

Resumo

O presente estudo realiza uma abordagem sobre o papel do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) como agente de fomento à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Para tanto, foi empregada inicialmente uma revisão na literatura internacional contemporânea sobre as formas de atuação dos bancos públicos de desenvolvimento (BDs). No segundo momento, o esforço analítico concentrou-se em traçar o perfil da atuação da instituição, identificando as aplicações setoriais e territoriais dos desembolsos dos fundos constitucionais de financiamentos (FCFs) geridos pelo BNB no período 1995-2019 e como elas direcionaram à atividades com potencial de transformação da estrutura produtiva das economias nordestinas. Os resultados revelam uma trajetória crescente da instituição na oferta de recursos, bem como a ampliação de sua atuação em direção aos territórios de menor porte. Entretanto, destaca-se também a manutenção do aprofundamento da absorção de recursos pelas atividades com menor conteúdo de valor agregado, o que coloca como alerta a necessidade eminente de orientação mais enfática do Banco para o fomento de atividades capazes de impulsionar estratégias endógenas de inovação no sistema produtivo, bem como o fortalecimento de cadeias produtivas com efeitos multiplicadores intersetoriais e intra-regionais mais amplos e sólidos.

Biografia do Autor

Aristides Monteiro Neto, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador e Professor do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Fernando Cezar de Macedo, Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Economia Aplicada e Professor Associado no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenador do Grupo de Estudos das Transformações Econômicas e Territoriais (GETETE) e  Pesquisador Associado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Raphael de Oliveira Silva, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

Doutorando em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador Associado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Monteiro Neto, A., Cezar de Macedo, F., & de Oliveira Silva, R. (2023). O BANCO DO NORDESTE E O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE BRASILEIRO: ATUAÇÃO RECENTE E MISSÕES FUTURAS. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 44(144). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1268

Edição

Seção

Dossiê: Bancos Regionais de Desenvolvimento no Brasil. Organizador Prof. Luiz Alberto Esteves