Agricultor familiar

o significado do trabalho na percepção dos produtores rurais

Autores

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender, sob a percepção dos trabalhadores, o significado do trabalho na agricultura familiar. A pesquisa é aplicada, de caráter observacional e descritiva, com análise e discussão qualitativa. O campo de estudo foram os estabelecimentos da
agricultura familiar nos municípios de Feliz e Linha Nova (Rio Grande do Sul). Foram entrevistadas cinco famílias que atuam na agricultura familiar, selecionadas por conveniência, totalizando 13 participantes. As narrativas foram agrupadas em três categorias: Remuneração; Organização do Tempo; e Contato com a Natureza. Os resultados evidenciam que as extensas jornadas de trabalho decorrentes das demandas da pluriatividade ocupam o maior tempo da vida dos agricultores. Ademais, ficou evidente a potencialização do significado do trabalho, expresso no prazer de viver no campo em contato com a natureza. O acesso à capacitação em gestão empresarial poderá ser essencial para o melhor desempenho da empresa familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Barth, Universidade Feevale

Doutora e Mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social, e Graduada em Design, todas pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Possui MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Feliz, Rio Grande do Sul, Brasil.

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale

Doutora e Mestra em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia, e Especialização em Saúde e
Trabalho, todas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Fisioterapeuta pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora e Pesquisadora na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-08-05

Como Citar

Barth, M., & Sidegum Renner, J. (2025). Agricultor familiar: o significado do trabalho na percepção dos produtores rurais. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 46(148). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1355