Programa Renda Agricultor Familiar
uma análise das estratégias de superação da vulnerabilidade social do Estado do Paraná
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a atuação do Programa Renda Agricultor Familiar (PRAF) nos processos de inclusão social e produtiva das famílias pobres do Paraná. Como dados secundários do estado do Paraná, foram analisados relatórios, painéis, planilhas em excel®, relatos de casos (dados qualitativos) publicados pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). Usou-se o Programa Qgis® para construção de mapas georreferenciados. Os resultados demonstraram que o programa colaborou com os assistidos em diversos aspectos, como a melhoria das condições sanitárias, ambientais, bem como a possibilidade de apoio financeiro nas atividades produtivas e econômicas agropecuárias e não agropecuárias. No entanto, é importante uma melhor espacialização da política pública, para atingir os municípios que possuem maiores números de agricultores familiares em situação de vulnerabilidade social. Além disso, pondera-se que o foco de atuação do PRAF deve ser ampliado ou outras políticas sociais e de inclusão produtiva serem operadas, pois as múltiplas vulnerabilidades das famílias agricultoras exigem esforços multifocais para serem sanadas estruturalmente, visando o pleno desenvolvimento humano e rural destes atores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
