Abrangência do plano de saneamento municipal e internações por doenças hídricas em Minas Gerais
Resumo
As condições inadequadas de saneamento são apontadas como uma das principais causas da incidência das doenças de veiculação hídrica. Esforços para mitigar tais enfermidades no estado de Minas Gerais incluem a ampliação da abrangência do plano municipal de
saneamento, documento estratégico que estabelece as diretrizes e metas para o saneamento básico nos municípios. Este estudo objetivou analisar a relação entre o índice de abrangência do plano municipal de saneamento e a proporção de internações por doenças de veiculação hídrica nos municípios\ do referido estado no período 2013-2021. Para tal, utilizaram-se dados do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), da Fundação João Pinheiro, e uma estimação de modelo econométrico com dados em painel dinâmico. Foi possível constatar a existência de relação positiva entre a cobertura do plano e a proporção de internações por doenças de veiculação hídrica. Uma possível explicação para esse resultado se deve ao fato de que um aumento na cobertura do saneamento pode aumentar as detectações e notificações de doenças hídricas. Ademais, é possível que haja um período de adaptação após a implementação do plano e as possíveis melhorias no sistema de saneamento. Também contribuem para esse resultado as dificuldades de controle social e a ausência de maior ênfase na melhoria das condições de saúde no âmbito das intervenções públicas, além das dificuldades na elaboração dos planos municipais de saneamento por parte dos municípios de menor porte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
