Shopping centers em Curitiba: contextualização espacial e no âmbito da economia urbana

Autores

  • Alexandre Gomes Ferreira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Olga Lúcia C. de Freitas Firkowski Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

shopping center, Curitiba, economia urbana, localização, comércio

Resumo

O presente texto tem por objetivo analisar os shopping centers em Curitiba, reconhecendo esses empreendimentos como um importante agente estruturador do espaço e da economia urbana. Para tanto, contextualiza-se o setor no Brasil, destacando a evolução da importância dos shopping centers na economia nacional, bem como apresenta um referencial teórico sobre o tema. Em seguida analisa-se a distribuição espacial dos mesmos e seu padrão locacional, que resulta numa forte concentração dos empreendimentos no interior do município de Curitiba, em particular ao longo dos eixos viários estruturadores da cidade e definidos em seu processo de planejamento urbano. Na última parte, privilegia-se o peso dos shopping centers na economia urbana, o que foi realizado por meio da análise de seus indicadores de faturamento por sub-setores de atividades, permitindo mensurar a participação desses empreendimentos no conjunto do comércio de Curitiba, como também propor uma tipologia de classificação dos mesmos, tendo em vista suas especificidades em relação aos sub-setores mais representativos em cada empreendimento analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Gomes Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Geógrafo formado pela Universidade Federal do Paraná. Mestrando do programa de Pós Graduação em Geografia da UFPR - linha de pesquisa - Produção e transformação do espaço urbano-regional. Pesquisador do Observatório das Metrópoles-Núcleo Curitiba. Integrante do LaDiMe - Laboratório de Dinâmicas Metropolitanas - UFPR

 

Olga Lúcia C. de Freitas Firkowski, Universidade Federal do Paraná

Professora Doutora do Departamento de Geografia da UFPR. Pesquisadora do CNPQ e do INCT/Observatório das Metrópoles

Downloads

Publicado

2012-02-13

Como Citar

Ferreira, A. G., & Firkowski, O. L. C. de F. (2012). Shopping centers em Curitiba: contextualização espacial e no âmbito da economia urbana. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (119), 215–236. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/199

Edição

Seção

Dossiê: Planejamento e Gestão Urbana e Regional - Parte 1 - Organização: Rosa Moura