Shopping centers em Curitiba: contextualização espacial e no âmbito da economia urbana
Palavras-chave:
shopping center, Curitiba, economia urbana, localização, comércioResumo
O presente texto tem por objetivo analisar os shopping centers em Curitiba, reconhecendo esses empreendimentos como um importante agente estruturador do espaço e da economia urbana. Para tanto, contextualiza-se o setor no Brasil, destacando a evolução da importância dos shopping centers na economia nacional, bem como apresenta um referencial teórico sobre o tema. Em seguida analisa-se a distribuição espacial dos mesmos e seu padrão locacional, que resulta numa forte concentração dos empreendimentos no interior do município de Curitiba, em particular ao longo dos eixos viários estruturadores da cidade e definidos em seu processo de planejamento urbano. Na última parte, privilegia-se o peso dos shopping centers na economia urbana, o que foi realizado por meio da análise de seus indicadores de faturamento por sub-setores de atividades, permitindo mensurar a participação desses empreendimentos no conjunto do comércio de Curitiba, como também propor uma tipologia de classificação dos mesmos, tendo em vista suas especificidades em relação aos sub-setores mais representativos em cada empreendimento analisado.
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