Gestão metropolitana: um desafio que se renova

Autores

  • Rovena Negreiros Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Palavras-chave:

Metropolização, Gestão metropolitana, Aglomerações urbanas

Resumo

O presente artigo recoloca em discussão os desafios à gestão das regiões metropolitanas brasileiras e discute alternativas, algumas já conhecidas, que podem contribuir para a proposição de novas formas de gestão, compatíveis com o abrangente espectro de unidades institucionalizadas. Com vistas a dimensionar o processo de metropolização, tece comentários sobre informações gerais das unidades existentes, comparando o processo instaurado nos anos 70 e retomado nos 90, e coloca em discussão a pertinência do enquadramento das unidades regionais institucionalizadas na categoria de metrópoles, à luz da classificação da rede urbana brasileira. Como complemento, apresenta um cartograma da distribuição das unidades, ilustrando o quão concentrador é o processo no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rovena Negreiros, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Advogada,doutoranda em Economia do Setor Público pelo IE/Unicamp. Pesquisadora do Núcleo de Economia Social Urbano e Regional-NESUR do Instituto de Economia da Unicamp.

Downloads

Publicado

2011-09-26

Como Citar

Negreiros, R. (2011). Gestão metropolitana: um desafio que se renova. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (100), 79–90. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/226

Edição

Seção

Artigos