Os fluxos migratórios e as mudanças socioespaciais na ocupação contínua litorânea do Paraná

Autores

  • Marley Vanice Deschamps Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
  • Maria de Lourdes Urban Kleinke IPARDES

Palavras-chave:

Migração, Mudanças socioespaciais, Ocupação contínua

Resumo

O conjunto de municípios que conformam a ocupação contínua litorânea do Paraná tem a peculiaridade de ser um dos poucos espaços do Estado caracterizados por crescimento elevado da população. Subjacente a isto, está a intensificação dos fluxos migratórios a uma área que tornou-se, num curto espaço de tempo, altamente atrativa. O fato de que neste caso estão envolvidos municípios balneários, cuja dinâmica não está associada ao padrão ocupacional de outros espaços do Estado, concentradores da atividade econômica e da população, torna-o objeto de estudo de interesse particular. Sob a ótica dos fluxos migratórios, o presente artigo identifica as mudanças socioespaciais ocorridas num período recente. Pautado em informações sobre migração do Censo Demográfico (1991) e Contagem da População (1996), identifica origem, dimensão e característica dos migrantes, e ao mapear tais informações por setores censitários explicita o novo padrão de ocupação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marley Vanice Deschamps, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, pesquisadora do Observatório das Metrópoles e professora da Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Tem experiência em estudos urbano-regional e demográficos. Atua principalmente nos seguintes temas: regiões metropolitanas, migração, desenvolvimento urbano regional, vulnerabilidade socioambiental e movimento pendular.

Maria de Lourdes Urban Kleinke, IPARDES

Socióloga, pesquisadora do IPARDES.

Downloads

Publicado

2011-09-27

Como Citar

Deschamps, M. V., & Urban Kleinke, M. de L. (2011). Os fluxos migratórios e as mudanças socioespaciais na ocupação contínua litorânea do Paraná. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (99), 45–59. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/235

Edição

Seção

Artigos