Estrutura produtiva da mesorregião sudeste paranaense com abordagem insumo-produto

Autores

  • Paulo Alexandre Nunes Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Cármem Ozana de Melo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palavras-chave:

Desenvolvimento econômico, Planejamento regional, Estrutura produtiva, Setores-Chave, Insumo-produto

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo estimar a matriz insumo-produto da região Sudeste Paranaense para o ano de 2009, identificando os seus setores-chave, bem como os efeitos de ligação e multiplicadores de produção, emprego e renda. A metodologia parte do método de Quocientes Locacionais e balanceada com o método RAS. Os resultados dos índices de ligação normalizados de Rasmussen-Hirschmann permitiram verificar que oito setores apresentaram índices de ligação para frente maiores que 1 e doze setores tiveram índices de ligação para trás superior à unidade. Em relação ao multiplicador de produção, observa-se que o setor 17- Material elétrico e eletrônico se destaca, apresentando o maior resultado. Quanto ao multiplicador de renda, o setor que apresentou o maior resultado foi 04- Alimentos e bebidas. No caso do multiplicador de emprego, o setor que apresentou o maior valor foi 18- Material de transporte, seguido do setor 14- Metalurgia. Como conclusão da pesquisa, evidendiou-se que, apesar da mesorregião Sudeste ter como principal característica a agricultura familiar, a estrutura produtiva da região encontra-se em processo de diversificação, sendo necessário ter especial atenção com índices sociais e econômicos para o melhor desempenho regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Alexandre Nunes, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá. Professor assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Laranjeiras do Sul-PR , atuando principalmente nos seguintes temas: arranjo produtivo local, paraná, desenvolvimento econômico, armazenagem e construção civil.

Cármem Ozana de Melo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa-UFV, mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá-UEM, e doutorado em Agronomia/Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2010). Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, agricultura e agronegócio, agroenergia.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

Nunes, P. A., & de Melo, C. O. (2012). Estrutura produtiva da mesorregião sudeste paranaense com abordagem insumo-produto. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (123), 179–212. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/392

Edição

Seção

Artigos