Uma leitura crítica do desenvolvimento territorial rural realmente existente: entre as condições de possibilidade e a implantação

Autores

  • Jorge Ramón Montenegro Gómez Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Jorge Luis Favaro Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Palavras-chave:

Desenvolvimento Territorial Rural, Território, Pobreza, Conflito social

Resumo

Este artigo nasce da desconfiança. Desconfiança em função da distância percebida entre o discurso e a prática do Desenvolvimento Territorial Rural (DTR). Para justificar esta desconfiança, em um primeiro momento apresentamos as condições de possibilidade das que surge o DTR. Analisando a literatura especializada e os documentos institucionais que tratam do DTR, destacamos quatro elementos para entender o contexto em que nasce o DTR e que marcará seu modus operandi e seu desempenho: a formulação inicial na escala latinoamericana, marcada pela decadência da (des)regulação neoliberal, condicionada pelo “re-escalamento” do Estado, contemporânea da consolidação do agronegócio em um contexto de reprimarização das economias da região e focada no combate à pobreza. Na segunda parte do artigo, analisamos os resultados da política de DTR no Território da Cidadania Paraná Centro através dos projetos em que se materializa nesse recorte territorial. Tanto a construção teórica como os resultados de sua implementação evidenciam um distanciamento dos conflitos sociais, contraditório em uma abordagem que coloca o território no centro da reflexão. Como pano de fundo do artigo, ter que repensar o território do DTR significa fortalecer a desconfiança inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Ramón Montenegro Gómez, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduação em Ciências Econômicas e Empresariais-Seção Economia - Universidad de Valladolid (1993), graduação em Geografia - Universidad de Barcelona (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente (2006). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Paraná no Departamento de Geografia, nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenador do Coletivo de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra (ENCONTTRA). Membro do Grupo de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT) e do Grupo de Trabalho Desenvolvimento Rural da CLACSO.

Jorge Luis Favaro, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência em Extensão Rural , atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, extensão rural, desenvolvimento rural. Foi Pró- Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO/2008-2010 .  Doutorando na Universidade Federal do Paraná - UFPR em Geografia Agrária - área de desenvolvimento rural. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2012-07-24

Como Citar

Montenegro Gómez, J. R., & Favaro, J. L. (2012). Uma leitura crítica do desenvolvimento territorial rural realmente existente: entre as condições de possibilidade e a implantação. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (122), 39–69. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/470

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Públicas no Brasil e a Idealização de Territórios Orgs: Gislene Pereira e Clovis Ultramari