Terceirização e a recomposição dos mercados de trabalho das metrópoles de Belo Horizonte e Salvador

Autores

  • André Mourthé Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Terceirização. Desigualdade socioeconômica. Mercado de Trabalho. Informalidade. Metrópoles Brasileiras.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o impacto do processo de terceirização das atividades econômicas sobre os mercados de trabalho metropolitanos de Belo Horizonte e Salvador, no período de 1995 a 2007. A opção pela terceirização decorreu de dois fatores: a) ampliação das desigualdades socioeconômicas; e b) potencial reconfiguração do mercado de trabalho, pois a terceirização articula uma parte do setor tradicional ao moderno, alterando, dessa forma, a clássica estrutura dual do mercado de trabalho urbano brasileiro (Dedecca, 1998, Oliveira, 2010). A metodologia propõe uma nova categorização das inserções no mercado de trabalho urbano: a) Grupo 1 (G1) – ocupações do setor moderno/formal, com predomínio do assalariamento nas relações de trabalho; b) Grupo 2 (G2) – ocupações do setor tradicional/informal articulado produtivamente com o G1; e c) Grupo 3 (G3) – ocupações do setor tradicional/informal, com o predomínio de trabalho não assalariado. A análise viabilizou o cruzamento dos três grupos com os setores de atividade econômica. Os principais resultados indicam que a terceirização não ampliou a desigualdade socioeconômica nos mercados de trabalho das duas metrópoles. Ressalta-se o forte crescimento do G1 do setor de serviços, significando uma importante “modernização” nesses dois mercados de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Mourthé Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor de Economia nas áreas de Economia Brasileira e Desenvolvimento, com pesquisas nessas duas áreas e em Economia Regional e Urbana e de Mercado de Trabalho.

Economia pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas. Professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência em ensino e pesquisa nas seguintes áreas: reestruturação produtiva, economia do trabalho, história econômica, trabalho e cidade (exclusão, pobreza, desigualdade, escolarização, ocupação, qualificação, desemprego) e desenvolvimento econômico.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

Oliveira, A. M. (2012). Terceirização e a recomposição dos mercados de trabalho das metrópoles de Belo Horizonte e Salvador. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (123), 135–160. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/477

Edição

Seção

Dossiê: Indústria e território: transformações e permanências. Organização: Olga Lucia Castreghini de Freitas Firkowski