A industrialização como vetor de modernização econômica: abordagens sobre o espaço industrial no Ceará
Palavras-chave:
Ceará, Industrialização, Economia política do territórioResumo
O artigo busca entender a recente industrialização desenvolvida no Ceará face ao contexto da transformação econômica nacional e da globalização, e seus impactos sobre o território e a organização do espaço urbano regional. O interesse é investigar como se dá o crescimento da atividade industrial, com enfoque para os centros de maior expansão econômica, a exemplo da Região Metropolitana de Fortaleza e de alguns centros urbano regionais do Estado, tais como Sobral, Crato e Juazeiro do Norte. Estes centros urbanos experimentam transformações econômicas com o dinamismo industrial, sobretudo a partir da instalação de inúmeras fábricas, responsáveis pela dinamização produtiva e pela montagem de um novo quadro de organização ocupacional da população. Objetiva-se compreender o rebatimento territorial causado pelo mais recente quadro de transformações, assim como, oferecer uma análise sobre a reestruturação espacial engendrada. Ao usar como ponto de partida a indústria e todos os elementos que viabilizam a sua consolidação, o estudo procura esclarecer as principais mudanças na organização do território, culminando com uma investigação sobre os efeitos da industrialização sobre o espaço urbano regional cearense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
