'Industrial upgrading' na indústria automotiva dos países do centro e leste europeu
Palavras-chave:
industrial upgrading, indústria automotiva, redes de produção globais, comércio internacional, Centro e Leste Europeu.Resumo
Este artigo examina as transformações do setor automotivo na região do Central e Leste Europeu (CLE) no contexto da sua integração às extensas redes de produção Europeias e se concentra em analisar se e como esses processos têm criado oportunidades para o upgrading das indústrias localizadas nesta região. O artigo se baseia na perspectiva das redes de produção globais (RPGs) e faz uso das estatísticas de comércio internacional para avaliar as mudanças relativas à exportação de automóveis, peças e componentes automotivos da região do CLE para os principais mercados da União Europeia entre os anos de 1995 e 2010. Com evidência obtida a partir da análise do valor e volume das exportações o artigo conclui que os países do CLE obtiveram um upgrade em determinadas categorias de automóveis, embora existam variações de país para país e entre as diferentes categorias de produtos. Portanto, o estudo salienta a importância da análise específica de determinados produtos para nos ajudar a compreender e determinar a extensão em que industrial upgrading vem ocorrendo em redes de produção globais (RPGs).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
