Segundas residências e urbanização no Litoral do Paraná
Palavras-chave:
Dinâmica espacial. Exclusão espacial. Segundas residências. Litoral do Paraná.Resumo
No artigo, busca-se compreender as dinâmicas espaciais, com foco nas características excludentes, no litoral do Estado do Paraná. A utilização de dados do Censo 2010 do IBGE possibilitou vislumbrar, através de mapas por setores censitários, as relações entre a disponibilidade de infraestrutura urbana e o favorecimento de áreas com notável concentração de segundas residências, sobretudo nos municípios litorâneos. No saneamento básico, apesar de bons indicadores de abastecimento de água, o esgotamento sanitário ainda persiste no recorte estudado. A parca representatividade econômica e um processo histórico de exclusão no Litoral do Paraná também são analisados e permitiram, à luz de alguns processos espaciais recentes, refletir sobre alguns desafios para os municípios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
