Mudanças e continuidades na gestão urbana brasileira
Palabras clave:
Plano Diretor Municipal, Planejamento Estratégico Municipal, Políticas Municipais, Gestão UrbanaResumen
A partir de uma breve retrospectiva da gestão urbana brasileira, ensaiada para os anos a partir da década de 70, este artigo apresenta três fases distintas que formatam a maneira de se construir e consumir o espaço de nossascidades. Com base nessas fases, discute-se a eventualidade de uma quarta fase, a contemporânea, que seria caracterizada pela (re)valorização dos processos de planejamento e de realização de planos diversos. De fato, nos últimos anos, a elaboração de Planos Diretores Municipais e Planos Estratégicos tem ocorrido de forma quase que generalizada para as cidades do Brasil, sobretudo após a entrada em vigor da lei federal Estatuto da Cidade. O fato de tais instrumentos de planejamento e de gestão não aportarem idéias e atos que os diferenciem daquilo até então observado parece impedir a determinação de uma quarta fase, relegando-se para o futuro
os procedimentos verdadeiramente inovadores. O texto se estrutura primeiramente na retrospectiva mencionada, contextualiza os Planos citados e então traz as conclusões.
A fonte das análises apresentadas provém do trabalho acadêmico e profissional dos autores na realização e na crítica desses Planos
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-06-06
Cómo citar
Ultramari, C., & Rezende, D. A. (2011). Mudanças e continuidades na gestão urbana brasileira. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (111), 19–28. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/59
Número
Sección
Artigos
Licencia
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
