Setores alimentares e relações produtivas no sistema inter-regional Paraná - Restante do Brasil
Palavras-chave:
Setores alimentares. Sistema inter-regional. Insumo-produto. Transbordamento de produção.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a evolução da estrutura produtiva dos setores alimentares no sistema inter-regional - Paraná-Restante do Brasil (Brasil exceto Paraná) nos anos de 1980, 1990 e 2000, usando matrizes insumo-produto. Os principais resultados indicaram que: a) a indústria alimentar de ambas as regiões tornou-se menos dependente de setorestradicionais e mais dominada pelos setores modernos enquanto propagadores de seu crescimento; b) o Restante do Brasil apresentou estrutura produtiva menos dependente das indústrias alimentares comparativamente à economia paranaense em razão de sua maior maturidade, diversificação e complexidade; e c) o Paraná mostrou-se mais dependente da indústria alimentar do Restante do Brasil, apresentando efeito transbordamento médio superior à média deste, evidenciando que o comércio entre as duas regiões é de maior importância para o Estado do Paraná.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-14
Como Citar
Rodrigues, R. L., Moretto, A. C., Sesso Filho, U. A., & Kureski, R. (2011). Setores alimentares e relações produtivas no sistema inter-regional Paraná - Restante do Brasil. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (110), 09–32. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/70
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
