Desenvolvimento Desigual e Planejamento Regional no Brasil
Palavras-chave:
Desenvolvimento desigual. Desenvolvimento regional. Desigualdades socioespaciais. Planejamento regional.Resumo
Por que planejar em uma formação socioespacial periférica, como o Brasil? Caso se considere o planejamento como um instrumento que deva favorecer um alinhamento ao capital, uma hipótese reza: planeja-se para reduzir as incertezas do capital no processo de sua valorização. Se, contudo, se considerar o planejamento como um instrumento à disposição das populações para que atenue as desigualdades socioespaciais e atenda às necessidades e aos interesses, individuais e coletivos, outra hipótese reza: planeja-se para controlar o capital na sua tendência à extração ilimitada de recursos da natureza e energia vital dos seres humanos no processo de sua valorização. O propósito deste texto, então, é analisar o planejamento regional no Brasil, uma formação social periférica, submetida à lógica do desenvolvimento desigual do capital, a partir do confronto das duas hipóteses referidas. As evidências indicam que o planejamento regional – enquanto instrumento para controlar o capital na sua irrefreável tendência à extração de recursos da natureza e de energia vital dos seres humanos – permanece indisponível, no Brasil, às coletividades que dele se beneficiariam se fosse orientado à diminuição das desigualdades socioespaciais e ao atendimento das necessidades e dos interesses individuais e coletivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
