As Cooperativas Agrícolas e o Desenvolvimento Econômico dos Municípios Paranaenses: conjecturas a partir do IDHM
Palavras-chave:
Desenvolvimento econômico. Cooperativas. Agricultura.Resumo
Este artigo investiga em caráter preliminar a interação entre cooperativas agrícolas e o desenvolvimento econômico de municípios do Estado do Paraná. Basicamente, utiliza informações provenientes da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR) e do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do ano de 2010, às quais adiciona hipóteses como porte econômico, características demográficas e perfil produtivo das áreas pesquisadas com fins de conferir maior controle aos exercícios de inspeção estatística. Os resultados não são plenamente conclusivos tendo em vista a provável ação de diversos fatores e componentes históricos e, ainda, a dificuldade de separar os efeitos estritamente oriundos das cooperativas. Além disso, tais resultados provêm de procedimentos estatísticos básicos. Porém, não descartam o desenvolvimento local a partir da atuação das cooperativas, especificamente nos municípios de menor porte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
