Relendo “os Dois Brasis”, de Jacques Lambert: o desenvolvimento econômico e sua apologia

Autores

  • Igor Zanoni Constant Carneiro Leão Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Danilo Ferraz de Oliveira Ogama Mestrado em Sociedade e Tecnologia da Universidade tecnológica do Paraná

Palavras-chave:

Pensamento social. Desenvolvimento econômico. História do Brasil. Governo Juscelino Kubitschek. História econômica brasileira.

Resumo

O artigo procura ser uma apreciação crítica de Os Dois Brasis, de Jacques Lambert, texto célebre publicado na abertura do governo JK, indicando como ele funcionou como uma apologética do desenvolvimento econômico. Nos ásperos tempos que hoje vivemos, o trabalho de Jacques Lambert pode ser visto como um rol de descaminhos de uma nação que não pôde e talvez nunca possa cumprir o sonho de uma sociedade marcada pelo dinamismo econômico, progressiva superação de seu passivo colonial e solidariedade assentada sobre os nexos de uma cultura comum.

 

Biografia do Autor

Igor Zanoni Constant Carneiro Leão, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Economista, doutor em Economia pela UNICAMP, professor titular do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.

Danilo Ferraz de Oliveira Ogama, Mestrado em Sociedade e Tecnologia da Universidade tecnológica do Paraná

Graduação em economia pela Universidade Federal do Paraná, mestrando em Sociedade e Tecnologia pela Universidade Tecnológica do Paraná

Downloads

Publicado

2018-01-05

Como Citar

Constant Carneiro Leão, I. Z., & Ferraz de Oliveira Ogama, D. (2018). Relendo “os Dois Brasis”, de Jacques Lambert: o desenvolvimento econômico e sua apologia. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(133), 245–258. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/892

Edição

Seção

Ensaios