Riqueza e Desigualdade no Estado do Amazonas
Palavras-chave:
Riqueza, Desigualdade, Distribuição de Renda, PNAD-Anual, Amazonas-Brasil.Resumo
A desigualdade na distribuição de renda ainda é uma grave questão da economia brasileira. Visando a fornecer alternativas a esse problema e focado numa abordagem regional, este artigo estima uma série de medidas de riqueza para o Estado do Amazonas no período de1995 a 2015, fazendo uso dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Anual (PNAD-Anual). As medidas de riqueza foram estimadas para a totalidade da amostra (100%) e também para apenas o 1% mais rico. Os resultados mostram que o período 1995-2015 foi de crescimento econômico no estado, com PIB e PIB per capita com aumentos de 70,51% e 5,48%, respectivamente, mas com um aumento de taxa de desemprego de 27,85%. Nesse cenário, houve redução da concentração de renda (10,67%), aumento da linha de riqueza (14,20%) e da proporção de pessoas ricas (2,67%), além de uma queda das demais medidas de riqueza (côncavas e convexas) quando considerada a totalidade da amostra (100%). Em relação ao 1% mais rico, todas as medidas de riqueza desse estrato apresentaram queda no período e isso ocorreu em termos de menores disparidades entre os ricos do 1% e no volume de riqueza mantido pelos mesmos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
