O Fórum Mundial da Água e o FAMA: conflitos e perspectivas para o século XXI
Palavras-chave:
planejamento urbano, saneamento, política urbanaResumo
Em março de 2018 aconteceram dois eventos mundiais em Brasilia, cujo tema central era a água: o 8º Fórum Mundial da Água, capitaneado pelo Conselho Mundial da Água, e a 4ª edição do Fórum Alternativo Mundial da Água - FAMA, que reuniu organizações sociais de defesa dos direitos humanos. Semelhantes em seus objetivos declarados, desiguais em relevância política e cobertura midiática, ambos trataram do acesso à água no século XXI num cenário de incerteza climática, escassez de fontes de abastecimento seguras e conflitos no acesso a este bem natural. Para demonstrar a semelhança semântica da abordagem do tema nos dois eventos, serão descritos alguns painéis e debates que ocorreram em Brasília e, em seguida, discutidos o conceito de escassez de água e a “despolitização” do tema promovida por agentes como a ONU. O pano de fundo da discussão é o contexto do debate no próprio país que hospedou o evento, detentor do maior potencial de produção de água doce no mundo, mas que lidera um projeto antidemocrático de controle de recursos hídricos apoiado por empresas transnacionais interessadas em dominar as fontes de água e os serviços públicos de saneamento. Este projeto político não reconhece os reais conflitos existentes, muito menos garante a universalização do acesso ao saneamento no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).