A VULNERABILIDADE SOCIAL E A INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Palavras-chave:
Escolaridade. Desenvolvimento Infantil. Desigualdade econômica. Vulnerabilidade social. Avaliação em SaúdeResumo
Este estudo objetiva avaliar os níveis de vulnerabilidade social e como estes influenciaram no desenvolvimento infantil de estudantes de uma escola municipal do Sudoeste do Paraná. Trata-se de um estudo exploratório, de campo, com abordagem quantitativa através da aplicação de questionários para pais ou responsáveis dos alunos matriculados na instituição concedente, em idade de 6 a 11 anos, 11 meses e 29 dias, que aceitaram participar da pesquisa. Os questionários utilizados foram: o Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Paraná, Critério de Classificação Econômica Brasil e um questionário para avaliar o desenvolvimento infantil confeccionado pela pesquisadora. Quanto aos resultados do estudo, observou-se que as classes econômicas predominantes foram B2 e C2 caracterizadas como famílias com rendimentos mensais de R$4.852,00 e R$1.625,00, respectivamente, e o índice de vulnerabilidade social das famílias foi de 0,317. Tais dados corroboram com a vulnerabilidade do estado do Paraná que, na última avaliação, apresentou um índice de 0,252. Em relação ao desenvolvimento infantil, observou-se a ausência de alcance de marcos do desenvolvimento infantil em determinados domínios, os quais estão relacionados à classificação econômica e à vulnerabilidade, já que ambos influenciam no desenvolvimento da criança. Isso especialmente quanto à escolaridade do chefe da família, tendo ainda a necessidade de pesquisas futuras para esta associação. Constata-se, ainda, a indispensabilidade de políticas públicas que visam reduzir as desigualdades e as vulnerabilidades sociais, melhorando, de modo significativo, as condições de vida não somente das crianças, mas da população em geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
