A VULNERABILIDADE SOCIAL E A INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Andreza Tonello Graduação em andamento em Enfermagem. Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
  • Jolana Cristina Cavalheiri Universidade Paranaense - Unipar

Palavras-chave:

Escolaridade. Desenvolvimento Infantil. Desigualdade econômica. Vulnerabilidade social. Avaliação em Saúde

Resumo

Este estudo objetiva avaliar os níveis de vulnerabilidade social e como estes influenciaram no desenvolvimento infantil de estudantes de uma escola municipal do Sudoeste do Paraná. Trata-se de um estudo exploratório, de campo, com abordagem quantitativa através da aplicação de questionários para pais ou responsáveis dos alunos matriculados na instituição concedente, em idade de 6 a 11 anos, 11 meses e 29 dias, que aceitaram participar da pesquisa. Os questionários utilizados foram: o Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Paraná, Critério de Classificação Econômica Brasil e um questionário para avaliar o desenvolvimento infantil confeccionado pela pesquisadora. Quanto aos resultados do estudo, observou-se que as classes econômicas predominantes foram B2 e C2 caracterizadas como famílias com rendimentos mensais de R$4.852,00 e R$1.625,00, respectivamente, e o índice de vulnerabilidade social das famílias foi de 0,317. Tais dados corroboram com a vulnerabilidade do estado do Paraná que, na última avaliação, apresentou um índice de 0,252. Em relação ao desenvolvimento infantil, observou-se a ausência de alcance de marcos do desenvolvimento infantil em determinados domínios, os quais estão relacionados à classificação econômica e à vulnerabilidade, já que ambos influenciam no desenvolvimento da criança. Isso especialmente quanto à escolaridade do chefe da família, tendo ainda a necessidade de pesquisas futuras para esta associação. Constata-se, ainda, a indispensabilidade de políticas públicas que visam reduzir as desigualdades e as vulnerabilidades sociais, melhorando, de modo significativo, as condições de vida não somente das crianças, mas da população em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Tonello, Graduação em andamento em Enfermagem. Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

Possui ensino-medio-segundo-grau completo pelo Colegio Estadual Castro Alves (2011). Tem experiência na área de Enfermagem.

Jolana Cristina Cavalheiri, Universidade Paranaense - Unipar

Especialista em Residência em Gerenciamento de Clínica Médica e Centro Cirúrgico pela Unioeste, docente do curso de Enfermagem da Universidade Paranense- UNIPAR.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

Tonello, A., & Cavalheiri, J. C. (2020). A VULNERABILIDADE SOCIAL E A INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 40(137). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1021

Edição

Seção

Artigos