A AGRICULTURA IRRIGADA NO PARANÁ: EXPANSÃO DE ÁREAS E USO DE RECURSOS HÍDRICOS

Autores

Resumo

O objetivo geral do estudo é apresentar uma análise comparativa da evolução das áreas irrigadas e do uso de água na agricultura para os municípios paranaenses. Para que tal discussão seja possível, dados das áreas irrigadas e coeficiente técnico do uso de água são utilizados.  Os resultados são, primeiramente, apresentados para áreas da agricultura irrigada municipal e, posteriormente, para o uso de água em metros cúbicos (m³/ano). Os resultados mostram que os municípios de maior avanço no uso consultivo de recursos hídricos para a agricultura irrigada seriam Rosário do Ivaí em 153% adicionais; Wenceslau Braz expansão prevista de 140%; Peabiru expansão de 86%; Quatro Pontes avanço de 108%. Outros municípios tenderiam a reduzir o uso consuntivo, como é o caso de Rebouças e Campina da Lagoa, mas a expectativa de avanço do uso de água se manteria em adicionais 18,9% no Estado, passando de pouco mais de 190 milhões de m³/ano em 2017 para mais de 226 milhões de m³/ano em 2030. Os dados também evidenciam a expansão da agricultura da soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, e a produção de outras culturas irrigadas, como a uva e tomate.

Biografia do Autor

Angel dos Santos Fachinelli Ferrarini, Universidade Federal de Rondonópolis - UFR

Doutora em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Professora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Downloads

Publicado

2022-11-22

Como Citar

dos Santos Fachinelli Ferrarini, A. (2022). A AGRICULTURA IRRIGADA NO PARANÁ: EXPANSÃO DE ÁREAS E USO DE RECURSOS HÍDRICOS. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 43(142). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1221

Edição

Seção

Dossiê: Reestrututação Produtiva e Desenvolvimento Regional. Organizador: Prof. Julyerme Matheus Tonin