CONDICIONANTES DE ESCOLARIZAÇÃO NO PARANÁ

Autores

  • Leonildo Pereira de Souza Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Resumo

A proposta deste trabalho é contribuir com indicações de intervenções voltadas à aceleração nos ganhos de anos de estudo, e, correspondentemente, da escolaridade média da população paranaense até o ano de 2035. Para esse exercício, além do indicador de referência “número médio de anos de estudo”, foram elencados outros indicadores, cuja abordagem expressa aspectos quantitativos e qualitativos da educação básica e, ainda, tangencia atributos indispensáveis ao alcance do cenário de desenvolvimento prospectado. A melhoria do quadro de escolaridade da população paranaense exige mecanismos que possam garantir a permanência dos estudantes dentro do sistema da educação básica, além de atrair aqueles evadidos para que concluam as etapas, e, consequentemente, tenham incentivada a sua continuidade no nível superior de ensino.

Biografia do Autor

Leonildo Pereira de Souza, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).

Downloads

Publicado

2023-02-03

Como Citar

Souza, L. P. de. (2023). CONDICIONANTES DE ESCOLARIZAÇÃO NO PARANÁ. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 43(143). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1246