CONDICIONANTES DE ESCOLARIZAÇÃO NO PARANÁ
Resumo
A proposta deste trabalho é contribuir com indicações de intervenções voltadas à aceleração nos ganhos de anos de estudo, e, correspondentemente, da escolaridade média da população paranaense até o ano de 2035. Para esse exercício, além do indicador de referência “número médio de anos de estudo”, foram elencados outros indicadores, cuja abordagem expressa aspectos quantitativos e qualitativos da educação básica e, ainda, tangencia atributos indispensáveis ao alcance do cenário de desenvolvimento prospectado. A melhoria do quadro de escolaridade da população paranaense exige mecanismos que possam garantir a permanência dos estudantes dentro do sistema da educação básica, além de atrair aqueles evadidos para que concluam as etapas, e, consequentemente, tenham incentivada a sua continuidade no nível superior de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).