O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO SUSAF-PR NAS QUEIJARIAS DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ
Resumo
O queijo colonial é um segmento da agroindústria familiar e faz parte da cultura da região Sudoeste do Paraná desde a década de 1940, é extremamente tradicional onde o “saber-fazer” vem sendo repassado por várias gerações. Uma das ações que o Estado fez para apoiar o desenvolvimento da agroindustrialização rural familiar foi a criação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária no Estado do Paraná (SUSAF-PR). Assim, o objetivo do presente estudo consiste em apresentar os impactos socioeconômicos vivenciados pelos produtores de queijo da região Sudoeste do Paraná após aderirem ao SUSAF-PR. A metodologia é de natureza exploratória e descritiva, e os dados do tipo “cross-sectional” foram obtidos por meio de questionário online. O estudo foi realizado em março de 2023 com 80% das queijarias que possuem o selo estadual na região. Os resultados mostraram que o SUSAF-PR contribuiu para o aumento da renda, para melhorar a condição de vida das famílias e para ampliar a inserção do produto no mercado. Nesse caso, é possível inferir que o SUSAF-PR é uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos pequenos produtores do Paraná, mas, precisa ser melhorado, diminuindo a burocratização ainda mais deste programa, para que mais produtores tenham acesso e consigam produzir queijos com segurança sanitária, promovendo a disseminação cultural e valorização do queijo colonial paranaense.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).