O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO SUSAF-PR NAS QUEIJARIAS DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

  • Daniela Ragazzon Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR/PR
  • Marcio Marconato Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Resumo

O queijo colonial é um segmento da agroindústria familiar e faz parte da cultura da região Sudoeste do Paraná desde a década de 1940, é extremamente tradicional onde o “saber-fazer” vem sendo repassado por várias gerações. Uma das ações que o Estado fez para apoiar o desenvolvimento da agroindustrialização rural familiar foi a criação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária no Estado do Paraná (SUSAF-PR).  Assim, o objetivo do presente estudo consiste em apresentar os impactos socioeconômicos vivenciados pelos produtores de queijo da região Sudoeste do Paraná após aderirem ao SUSAF-PR. A metodologia é de natureza exploratória e descritiva, e os dados do tipo “cross-sectional” foram obtidos por meio de questionário online. O estudo foi realizado em março de 2023 com 80% das queijarias que possuem o selo estadual na região. Os resultados mostraram que o SUSAF-PR contribuiu para o aumento da renda, para melhorar a condição de vida das famílias e para ampliar a inserção do produto no mercado. Nesse caso, é possível inferir que o SUSAF-PR é uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos pequenos produtores do Paraná, mas, precisa ser melhorado, diminuindo a burocratização ainda mais deste programa, para que mais produtores tenham acesso e consigam produzir queijos com segurança sanitária, promovendo a disseminação cultural e valorização do queijo colonial paranaense.

Biografia do Autor

Daniela Ragazzon, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR/PR

Graduada em Economia Doméstica, Especialista em Economia Rural e também em Tecnologia de Alimentos para Agroindústrias, todas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, respectivamente em Francisco Beltrão, Toledo, e Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. Especialista em Segurança Alimentar e Nutricional, pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Realeza, Paraná, Brasil. Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil.

Marcio Marconato, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutor em Teoria Econômica, pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Graduado em Ciências Econômicas, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Professor de Economia na Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Ragazzon, D., & Marconato, M. (2024). O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO SUSAF-PR NAS QUEIJARIAS DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 44(145). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1283