Desenvolvimento Socioeconômico em Itaguaí-RJ sob a Perspectiva da Agenda 2030
Resumo
Este artigo faz parte da dissertação de mestrado da primeira autora e busca avaliar os efeitos do crescimento econômico do município de Itaguaí-RJ na promoção do seu desenvolvimento na perspectiva da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Segundo esta, o trabalho decente possui grande relevância para o alcance do desenvolvimento sustentável. Pressupõe-se que as mudanças advindas do crescimento econômico não foram suficientes para promover melhores condições de vida para grande parte da população, a partir das variáveis desemprego e transferência de renda. Esta pesquisa possui abordagem indutiva e qualitativa, pois busca responder à pergunta da pesquisa a partir investigações anteriores, e faz uso de base de dados secundários, revisão bibliográfica e pesquisa a dados socioeconômicos disponibilizados por fonte oficiais. Espera-se que esse estudo contribua para subsidiar projetos inclusivos de desenvolvimento. Partindo de uma compreensão de que as classes não proprietárias dos meios de produção têm o direito ao trabalho decente no sistema capitalista, a pesquisa demonstrou que a industrialização ocorrida no município vem favorecendo primordialmente à lógica do capital de concentração de riqueza, e não demonstra conseguir garantias emprego para a maioria da população do município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
