Desenvolvimento Socioeconômico em Itaguaí-RJ sob a Perspectiva da Agenda 2030

Autores

  • Katia Regina Esmaile Valente Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Diná Andrade Lima Ramos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ https://orcid.org/0000-0002-1128-2512

Resumo

Este artigo faz parte da dissertação de mestrado da primeira autora e busca avaliar os efeitos do crescimento econômico do município de Itaguaí-RJ na promoção do seu desenvolvimento na perspectiva da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Segundo esta, o trabalho decente possui grande relevância para o alcance do desenvolvimento sustentável. Pressupõe-se que as mudanças advindas do crescimento econômico não foram suficientes para promover melhores condições de vida para grande parte da população, a partir das variáveis desemprego e transferência de renda. Esta pesquisa possui abordagem indutiva e qualitativa, pois busca responder à pergunta da pesquisa a partir investigações anteriores, e faz uso de base de dados secundários, revisão bibliográfica e pesquisa a dados socioeconômicos disponibilizados por fonte oficiais. Espera-se que esse estudo contribua para subsidiar projetos inclusivos de desenvolvimento. Partindo de uma compreensão de que as classes não proprietárias dos meios de produção têm o direito ao trabalho decente no sistema capitalista, a pesquisa demonstrou que a industrialização ocorrida no município vem favorecendo primordialmente à lógica do capital de concentração de riqueza, e não demonstra conseguir garantias emprego para a maioria da população do município.

Downloads

Biografia do Autor

Katia Regina Esmaile Valente, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil. Graduada em Serviço Social e em Geografia (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
E-mail: krevalente@gmail.com

Diná Andrade Lima Ramos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutora em Ciência, Tecnologia e Inovação em Políticas Públicas para o meio rural pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil. Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Economista e Demógrafa. Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil.
E-mail: dinalr@ufrrj.br

Downloads

Publicado

2025-02-19

Como Citar

Esmaile Valente, K. R., & Andrade Lima Ramos, D. (2025). Desenvolvimento Socioeconômico em Itaguaí-RJ sob a Perspectiva da Agenda 2030. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 45(147). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1303

Edição

Seção

Dossiê: Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Territorial- v. 02 - Org. Dr. Eliseu Raphael Venturi