O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA ENTRE 2012 E 2019

Autores

  • Túlio César Costa Soares Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Flavio Braga de Almeida Gabriel Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • João Felipe Ferreira da Luz Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense
  • Davi Stern Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Resumo

Esse trabalho teve como principal objetivo analisar o comportamento da desigualdade da distribuição das parcelas da Renda Domiciliar per capita (RDPC), com foco na contribuição da parcela do Programa Bolsa Família, entre 2012 e 2019. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Como metodologia utilizou-se o Índice de Gini e sua decomposição em 11 parcelas da RDPC. No período estudado, o Índice de Gini apresentou aumento de 0,03, aumento acumulado de 0,55%, com pico de 0,545, em 2018. Foi calculado a participação do Programa Bolsa Família (PBF) na composição da RDPC, assim como sua razão concentração, o grau de progressividade, a participação percentual na composição do Índice de Gini, o efeito-composição, o efeito-concentração e o efeito total. A parcela do PBF mostrou-se altamente progressiva, apresentando ao longo da série valores baixos de razão de concentração, que chegou a -0,646 em 2019, e grau de progressividade de -1,188. Por fim, a parcela mostrou que ajudou no aumento da concentração de renda durante o período de crise (entre 2015 e 2019) com um efeito total de 6,28%, entretanto esse valor é explicado pela redução de abrangência do programa, causada por redução indevida, durante a crise na economia brasileira.

Biografia do Autor

Túlio César Costa Soares , Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, Paraná,
Brasil. Mestrando em Economia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do
Paraná, Toledo, Paraná, Brasil.

Flavio Braga de Almeida Gabriel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Mestre em Economia
Regional e graduado em Economia, ambos pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, Paraná, Brasil.

João Felipe Ferreira da Luz, Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense

Mestre em Economia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, Paraná, Brasil. Economista e Professor do Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense, Assis Chateaubriand, Paraná, Brasil.

Davi Stern, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, Paraná, Brasil. Atualmente, atua na solução de problemas com engenharia de dados no setor industrial para a NTT Data, em São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

César Costa Soares , T., Almeida Gabriel, F. B. de, Felipe Ferreira da Luz, J., & Stern, D. (2024). O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA ENTRE 2012 E 2019. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 45(146). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1335

Edição

Seção

Dossiê: ECOPAR e International Meeting - Org. Prof. Marina Silva da Cunha