O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA ENTRE 2012 E 2019
Resumo
Esse trabalho teve como principal objetivo analisar o comportamento da desigualdade da distribuição das parcelas da Renda Domiciliar per capita (RDPC), com foco na contribuição da parcela do Programa Bolsa Família, entre 2012 e 2019. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Como metodologia utilizou-se o Índice de Gini e sua decomposição em 11 parcelas da RDPC. No período estudado, o Índice de Gini apresentou aumento de 0,03, aumento acumulado de 0,55%, com pico de 0,545, em 2018. Foi calculado a participação do Programa Bolsa Família (PBF) na composição da RDPC, assim como sua razão concentração, o grau de progressividade, a participação percentual na composição do Índice de Gini, o efeito-composição, o efeito-concentração e o efeito total. A parcela do PBF mostrou-se altamente progressiva, apresentando ao longo da série valores baixos de razão de concentração, que chegou a -0,646 em 2019, e grau de progressividade de -1,188. Por fim, a parcela mostrou que ajudou no aumento da concentração de renda durante o período de crise (entre 2015 e 2019) com um efeito total de 6,28%, entretanto esse valor é explicado pela redução de abrangência do programa, causada por redução indevida, durante a crise na economia brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).