O papel da educação ambiental nas mudanças paradigmáticas da atualidade

Autores

  • Suzana Machado Padua Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPE
  • Lais Mourão Sá Universidade de Brasília- UnB

Palavras-chave:

Educação ambiental, Participação pública, Mudanças paradigmáticas, Unidades de conservação

Resumo

As crises socioambientais da modernidade, agravadas pelo modelo neoliberal dominante, levaram à busca de caminhos que aumentem a proteção da natureza e diminuam as iniqüidades sociais. Tais processos dependem de mudanças paradigmáticas que reflitam valores éticos abrangentes, e têm na educação ambiental uma forte aliada, ao incentivar a reflexão e a participação. No Brasil, o Estado vem dando apoio formal à educação ambiental, mesmo que na prática ela não seja prioridade. Baseada na participação com o fortalecimento de indivíduos e grupos, acaba influenciando políticas públicas condizentes com os novos valores, principalmente as relacionadas às unidades de conservação, que muitas vezes dependem de apoio local para sua sobrevivência.

Biografia do Autor

Suzana Machado Padua, Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPE

Doutoranda no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, mestre em Educação Ambiental pela Universidade da Florida, EUA.

Lais Mourão Sá, Universidade de Brasília- UnB

Doutora em Antropologia, docente da Universidade de Brasília e pesquisadora em Educação Ambiental e Ecologia Humana.

Downloads

Publicado

2011-09-21

Como Citar

Padua, S. M., & Sá, L. M. (2011). O papel da educação ambiental nas mudanças paradigmáticas da atualidade. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (102), 71–83. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/212

Edição

Seção

Artigos