O papel da educação ambiental nas mudanças paradigmáticas da atualidade
Keywords:
Environmental education, Public participation, Paradigm shift, Protected areasAbstract
The social and environmental crises of modern times are becoming more serious with the dominant neo-liberal model, and have led human beings to seek ways to increase the protection of nature and decrease social inequalities. Such processes depend on paradigmatic shifts that reflect broad ethical values. This search for the re-linking of living beings has on environmental education a strong ally since it encourages reflection and participation. In Brazil, the State has been formally supportive concerning environmental education, even though in practice it is not a priority. However, as its basis is participation with empowerment of individuals and groups, it ends up influencing policies that are in accordance to the new values. Such approach is important in all spheres, especially those related to protected areas, which frequently depend on local support for their survival.Downloads
Published
2011-09-21
How to Cite
Padua, S. M., & Sá, L. M. (2011). O papel da educação ambiental nas mudanças paradigmáticas da atualidade. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (102), 71–83. Retrieved from https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/212
Issue
Section
Artigos
License
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).