O papel da educação ambiental nas mudanças paradigmáticas da atualidade
Palavras-chave:
Educação ambiental, Participação pública, Mudanças paradigmáticas, Unidades de conservaçãoResumo
As crises socioambientais da modernidade, agravadas pelo modelo neoliberal dominante, levaram à busca de caminhos que aumentem a proteção da natureza e diminuam as iniqüidades sociais. Tais processos dependem de mudanças paradigmáticas que reflitam valores éticos abrangentes, e têm na educação ambiental uma forte aliada, ao incentivar a reflexão e a participação. No Brasil, o Estado vem dando apoio formal à educação ambiental, mesmo que na prática ela não seja prioridade. Baseada na participação com o fortalecimento de indivíduos e grupos, acaba influenciando políticas públicas condizentes com os novos valores, principalmente as relacionadas às unidades de conservação, que muitas vezes dependem de apoio local para sua sobrevivência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-09-21
Como Citar
Padua, S. M., & Sá, L. M. (2011). O papel da educação ambiental nas mudanças paradigmáticas da atualidade. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (102), 71–83. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/212
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
