Apontamentos sobre a qualidade da urbanização: a região sul do país

Autores

  • Rosetta Mammarella Fundação de Economia e Estatística - FEE

Palavras-chave:

Qualidade da urbanização, Qualidade de vida urbana, Condições de vida, Pobreza urbana, Moradia e subabitação

Resumo

O texto apresenta algumas reflexões e resultados do estudo sobre a Região Sul do país no contexto do projeto Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil (convênio IPEA, IBGE, NESUR/IE/UNICAMP, IPARDES). Aborda os efeitos contraditórios do crescimento econômico e demográfico sobre o meio urbano, em especial nas grandes e médias cidades. Os benefícios que as cidades podem oferecer à sua população estão em correlação direta com as possibilidades de acesso aos meios capazes de proporcionar qualidade de vida à sua população: renda, serviços e equipamentos urbanos, saúde, educação. Nessa perspectiva, o texto analisa três indicadores centrais que denotam qualidade de urbanização nos três estados da Região Sul – renda, educação e moradia – apontando para a existência de um padrão de urbanização que, em média, se define por uma baixa qualidade de vida urbana.

Biografia do Autor

Rosetta Mammarella, Fundação de Economia e Estatística - FEE

Mestre em Sociologia Urbana pela Uiversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (NERU) da Fundação de Economia e Estatística (FEE)

Downloads

Publicado

2011-09-26

Como Citar

Mammarella, R. (2011). Apontamentos sobre a qualidade da urbanização: a região sul do país. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (100), 57–68. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/224

Edição

Seção

Artigos