Apontamentos sobre a qualidade da urbanização: a região sul do país
Palabras clave:
Qualidade da urbanização, Qualidade de vida urbana, Condições de vida, Pobreza urbana, Moradia e subabitaçãoResumen
O texto apresenta algumas reflexões e resultados do estudo sobre a Região Sul do país no contexto do projeto Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil (convênio IPEA, IBGE, NESUR/IE/UNICAMP, IPARDES). Aborda os efeitos contraditórios do crescimento econômico e demográfico sobre o meio urbano, em especial nas grandes e médias cidades. Os benefícios que as cidades podem oferecer à sua população estão em correlação direta com as possibilidades de acesso aos meios capazes de proporcionar qualidade de vida à sua população: renda, serviços e equipamentos urbanos, saúde, educação. Nessa perspectiva, o texto analisa três indicadores centrais que denotam qualidade de urbanização nos três estados da Região Sul – renda, educação e moradia – apontando para a existência de um padrão de urbanização que, em média, se define por uma baixa qualidade de vida urbana.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-09-26
Cómo citar
Mammarella, R. (2011). Apontamentos sobre a qualidade da urbanização: a região sul do país. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (100), 57–68. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/224
Número
Sección
Artigos
Licencia
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
