Apontamentos sobre a qualidade da urbanização: a região sul do país

Autores

  • Rosetta Mammarella Fundação de Economia e Estatística - FEE

Palavras-chave:

Qualidade da urbanização, Qualidade de vida urbana, Condições de vida, Pobreza urbana, Moradia e subabitação

Resumo

O texto apresenta algumas reflexões e resultados do estudo sobre a Região Sul do país no contexto do projeto Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil (convênio IPEA, IBGE, NESUR/IE/UNICAMP, IPARDES). Aborda os efeitos contraditórios do crescimento econômico e demográfico sobre o meio urbano, em especial nas grandes e médias cidades. Os benefícios que as cidades podem oferecer à sua população estão em correlação direta com as possibilidades de acesso aos meios capazes de proporcionar qualidade de vida à sua população: renda, serviços e equipamentos urbanos, saúde, educação. Nessa perspectiva, o texto analisa três indicadores centrais que denotam qualidade de urbanização nos três estados da Região Sul – renda, educação e moradia – apontando para a existência de um padrão de urbanização que, em média, se define por uma baixa qualidade de vida urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosetta Mammarella, Fundação de Economia e Estatística - FEE

Mestre em Sociologia Urbana pela Uiversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (NERU) da Fundação de Economia e Estatística (FEE)

Downloads

Publicado

2011-09-26

Como Citar

Mammarella, R. (2011). Apontamentos sobre a qualidade da urbanização: a região sul do país. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (100), 57–68. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/224

Edição

Seção

Artigos