Planos diretores no Paraná: uma avaliação qualitativa
Palavras-chave:
Plano Diretor, Política urbana, Planejamento urbano, Planos Diretores no ParanáResumo
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa avaliativa sobre o conteúdo dos Planos Diretores elaborados no estado do Paraná, no período 2006/2009. O objetivo da pesquisa consistiu na identificação do processo de construção e implementação dos PD’s, mediante análise qualitativa das leis e das condições para a sua implementação. A pesquisa realizada integra-se à Rede Nacional de Avaliação de Planos Diretores, organizada pelo Ministério das Cidades, que tinha como foco monitorar o acesso à terra urbanizada; capacitar agentes do poder público e atores da sociedade civil para a implementação dos Planos Diretores, bem como fortalecer a gestão municipal e as formas de participação social. Foi analisada uma amostragem de 33 municípios paranaenses, distribuídos por faixa populacional e por localização territorial. A análise realizada no Paraná indicou que os PDs, de modo geral, configuram-se como uma apresentação de diretrizes gerais de desenvolvimento urbano, centradas em questões físico-territoriais. As leis analisadas incorporam os princípios do Estatuto da Cidade, entretanto, nem sempre está clara a articulação entre utilização dos instrumentos urbanísticos e cumprimento da função social da terra e da cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
