A política educacional: do gabinete ao chão da escola

Autores

  • Maria da Conceição Bizerra Fundação Joaquim Nabuco

Palavras-chave:

Política educacional, Escola, Trabalho

Resumo

Este texto visa contribuir com a discussão sobre a democratização da gestão educacional a partir dos resultados da pesquisa Formação para o Trabalho - Ensino de Primeiro Grau em Pernambuco, publicada pela Fundação Joaquim Nabuco em 1996. Esse estudo teve como objetivo captar o tratamento dado pela política educacional à questão do trabalho no ensino de 1.o grau da rede pública estadual de Pernambuco e as repercussões desta política na escola. Evidenciou-se, nessa pesquisa, que existe grande distância entre o que as políticas educacionais definem no âmbito central e regional e aquilo que realmente ocorre na escola, reafirmando que não bastam intenções em nível políticoeducacional para que aconteçam mudanças na prática escolar. As múltiplas determinações às quais está submetida a educação é que definem o seu modo de ser. No caso específico da pesquisa em questão, algumas proposições da política educacional caminharam pelo lado oposto ao serem concretizadas na escola. Observa-se que as  políticas somente se materializam quando encontram campo próprio nas expectativas da escola.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Bizerra, Fundação Joaquim Nabuco

Pedagoga,  Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernanbuco. Professora e Assessora Pedagógica do Departamento de Educação da Universidade Católica de Pernambuco e Diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional da Escola de Governo e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco.

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Publicado

2011-10-07

Como Citar

Bizerra, M. da C. (2011). A política educacional: do gabinete ao chão da escola. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (97), 91–99. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/261

Edição

Seção

Artigos