A política educacional: do gabinete ao chão da escola
Palabras clave:
Política educacional, Escola, TrabalhoResumen
Este texto visa contribuir com a discussão sobre a democratização da gestão educacional a partir dos resultados da pesquisa Formação para o Trabalho - Ensino de Primeiro Grau em Pernambuco, publicada pela Fundação Joaquim Nabuco em 1996. Esse estudo teve como objetivo captar o tratamento dado pela política educacional à questão do trabalho no ensino de 1.o grau da rede pública estadual de Pernambuco e as repercussões desta política na escola. Evidenciou-se, nessa pesquisa, que existe grande distância entre o que as políticas educacionais definem no âmbito central e regional e aquilo que realmente ocorre na escola, reafirmando que não bastam intenções em nível políticoeducacional para que aconteçam mudanças na prática escolar. As múltiplas determinações às quais está submetida a educação é que definem o seu modo de ser. No caso específico da pesquisa em questão, algumas proposições da política educacional caminharam pelo lado oposto ao serem concretizadas na escola. Observa-se que as políticas somente se materializam quando encontram campo próprio nas expectativas da escola.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-10-07
Cómo citar
Bizerra, M. da C. (2011). A política educacional: do gabinete ao chão da escola. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (97), 91–99. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/261
Número
Sección
Artigos
Licencia
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
