Projeção demográfica de pequenas áreas integrada a projeções econômicas: Um estudo de cenários de migração para a região do Alto Paraopeba, Minas Gerais
Palavras-chave:
dinâmica demográfica, migração, projeção de pequenas áreas, Alto ParaopebaResumo
O objetivo principal deste trabalho é discutir uma proposta de projeção demográfica para pequenas áreas a partir de cenários de crescimento econômico em que a migração e pendularidade do trabalho são, no curto e médio prazos, os elementos mais importantes da dinâmica demográfica regional. Utiliza-se como estudo de caso a região do Alto Paraopeba, em Minas Gerais, que contará, em um período de quinze anos, com grandes investimentos no setor minero-siderúrgico. Os efeitos resultantes desses investimentos, particularmente em termos de geração de empregos, serão traduzidos em mudanças demográficas, com a ampliação da imigração e, por conseguinte, do crescimento populacional. Os investimentos também alterarão o padrão de desenvolvimento regional e impõem aos planejadores o desafio de atender à população crescente com serviços e infraestrutura. Como forma de investigar esses cenários, é discutida uma metodologia de projeção para a região e seus municípios a partir de técnicas sensíveis a mudanças econômicas. Para essa finalidade, será discutida a utilidade de uma técnica de projeção de pequenas áreas que faz parte de um conjunto de técnicas conhecidas como ratio methods. O artigo propõe ainda uma discussão, a partir da literatura, sobre as relações entre dinâmica populacional, crescimento econômico e planejamento regional, a qual servirá de suporte para a interpretação e discussão dos resultados do estudo de caso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).