Transmissão intergeracional de desigualdade e qualidade escolar: uma análise multinível para as escolas paranaenses

Autores

  • Marco Tulio Aniceto França Doutorando pela Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Fernanda Marie Yonamini
  • Flavio de Oliveira Gonçalves Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Modelos multinível, Educação, Desigualdade

Resumo

Neste artigo verificam-se os determinantes da qualidade escolar no Paraná considerando-se as características familiares,
escolares e do município. Estimamos a complementaridade entre escolas e famílias e verificamos que no ensino fundamental não existem características escolares que
reduzam essa complementaridade. Por outro lado, no ensino médio as escolas com nível socioeconômico médio mais alto têm maior complementaridade. O volume de recursos
dos municípios destinado ao ensino fundamental é importante para a constituição de um sistema educacional de melhor
qualidade. Mostramos também que diferenças de desempenho entre escolas públicas e privadas conduzem os estudantes a uma desigualdade de condições, gerando a perpetuação da desigualdade

Biografia do Autor

Marco Tulio Aniceto França, Doutorando pela Universidade Federal do Paraná - UFPR

Economista, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da UFPR

Fernanda Marie Yonamini

Economista, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Flavio de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Economista, doutor em Teoria Econômica pela Universidade de Brasília - UNB. Professor adjunto do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da UFPR.

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Publicado

2011-06-01

Como Citar

França, M. T. A., Yonamini, F. M., & Gonçalves, F. de O. (2011). Transmissão intergeracional de desigualdade e qualidade escolar: uma análise multinível para as escolas paranaenses. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (112), 131–158. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/47

Edição

Seção

Artigos