Transmissão intergeracional de desigualdade e qualidade escolar: uma análise multinível para as escolas paranaenses
Palabras clave:
Modelos multinível, Educação, DesigualdadeResumen
Neste artigo verificam-se os determinantes da qualidade escolar no Paraná considerando-se as características familiares,escolares e do município. Estimamos a complementaridade entre escolas e famílias e verificamos que no ensino fundamental não existem características escolares que
reduzam essa complementaridade. Por outro lado, no ensino médio as escolas com nível socioeconômico médio mais alto têm maior complementaridade. O volume de recursos
dos municípios destinado ao ensino fundamental é importante para a constituição de um sistema educacional de melhor
qualidade. Mostramos também que diferenças de desempenho entre escolas públicas e privadas conduzem os estudantes a uma desigualdade de condições, gerando a perpetuação da desigualdade
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Publicado
2011-06-01
Cómo citar
França, M. T. A., Yonamini, F. M., & Gonçalves, F. de O. (2011). Transmissão intergeracional de desigualdade e qualidade escolar: uma análise multinível para as escolas paranaenses. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (112), 131–158. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/47
Número
Sección
Artigos
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