Las Transformaciones Estructurales en el Sector Agroalimentario: el caso de Uruguay

Autores

  • Carlos Paolino Centro de Investigaciones Económicas de Uruguay (CINVE), na área de economia agrícola e agroindustrial

Palavras-chave:

Cadeias Globais de Valor. Trajetórias tecnológicas na agricultura. Políticas públicas. Indicadores sociais rurais.

Resumo

O Uruguai é o menor dos países membros do Mercosul. Na última década, a expansãodos investimentos, da produção, e das exportações agrícolas e agroindustriais no Uruguaiforam de muita intensidade e sem precedentes na comparação histórica. Essa dinâmicaé explicada por: i) as mudanças nos mercados internacionais e a inclusão da agricultura/agroindústria do Uruguai nas Cadeias Globais de Valor; (ii) o desenho e a implementaçãode políticas macroeconômicas e setoriais, e a mudança estrutural agrícola associada;(iii) as externalidades regionais, sociais e ambientais que foram geradas por estes processosdinâmicos as quais determinam as condições de sustentabilidade do ‘modelo’ uruguaio, asquais serão expressivas no médio e longo prazo.

Biografia do Autor

Carlos Paolino, Centro de Investigaciones Económicas de Uruguay (CINVE), na área de economia agrícola e agroindustrial

Engenheiro Agronomo pela Universidad de la República Oriental del Uruguay, Montevidéu, Uruguai. Mestrado em Economia pelo Centro de Investigación y Docencia Económicas, D.F., México. Doutorado em Economia pela Universidade de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil. Atualmente, é pesquisador senior do Centro de Investigaciones Económicas de Uruguay (CINVE), na área de economia agrícola e agroindustrial.

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Paolino, C. (2014). Las Transformaciones Estructurales en el Sector Agroalimentario: el caso de Uruguay. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 35(127), 79–97. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/718

Edição

Seção

Dossiê: America Latina. Org. Prof. Dr. Gabriel Porcile e Prof. Dr. João Basilio Pereima