Análise de Preços Hedônicos no Mercado Imobiliário de Apartamentos em Curitiba
Palavras-chave:
Preços hedônicos. Amenidades urbanas. Preços de apartamentos.Resumo
Com base na Teoria dos Preços Hedônicos e em técnicas de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), este trabalho busca realizar uma avaliação dos efeitos da localização e das amenidades urbanas sobre os preços imobiliários de apartamentos da cidade de Curitiba. Os resultados revelam um formato tipo Central Business District (CBD) assumido pela capital paranaense e a existência de dois padrões de aglomeração espacial local dos preços dos imóveis: um do tipo Alto-Alto e outro do tipo Baixo-Baixo. Considerando as amenidades urbanas, constata-se que as escolas particulares e os crimes contra o patrimônio correlacionam-se positivimente com os preços dos apartamentos, enquanto que as unidades de saúde e os crimes de homicídio correlacionam-se negativamente. Não se observou efeito significante dos hospitais e áreas verdes sobre os preços dos apartamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
