Ensino Superior e Desigualdades Regionais: notas sobre a experiência recente do Brasil

Autores

  • Clélio Campolina Diniz Professor titular aposentado do CEDEPLAR/FACE-UFMG.
  • Danilo Jorge Vieira Fundação João Pinheiro

Palavras-chave:

Desigualdades regionais. Sistema Nacional de Inovação. Desenvolvimento econômico. Desenvolvimento regional. Ensino superior brasileiro.

Resumo

O artigo tem como objetivo examinar os principais aspectos do processo recente de crescimento e de desconcentração espacial do sistema de educação superior brasileiro. Argumenta-se que a expansão do sistema universitário nas regiões menos favorecidas, especialmente o Norte e o Nordeste, estabeleceu condições mais promissoras para o desenvolvimento dessas frações geográficas “periféricas”. Ademais, a desconcentração geográfica do ensino superior se traduz na ampliação do alcance territorial do Sistema Nacional de Inovação Brasileiro, que tem, entre suas características marcantes, acentuada concentração regional, criando, assim, tendências para um desenvolvimento científico e tecnológico menos centralizado em termos espaciais.

 

Biografia do Autor

Clélio Campolina Diniz, Professor titular aposentado do CEDEPLAR/FACE-UFMG.

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre março e dezembro de 2014; reitor da UFMG, entre março de 2010 a março de 2014.

Danilo Jorge Vieira, Fundação João Pinheiro

Chefe da Assessoria Técnica da Presidência, mestre e doutor em desenvolvimento econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Campolina Diniz, C., & Jorge Vieira, D. (2015). Ensino Superior e Desigualdades Regionais: notas sobre a experiência recente do Brasil. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 36(129), 99–115. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/767