Ensino Superior e Desigualdades Regionais: notas sobre a experiência recente do Brasil
Palavras-chave:
Desigualdades regionais. Sistema Nacional de Inovação. Desenvolvimento econômico. Desenvolvimento regional. Ensino superior brasileiro.Resumo
O artigo tem como objetivo examinar os principais aspectos do processo recente de crescimento e de desconcentração espacial do sistema de educação superior brasileiro. Argumenta-se que a expansão do sistema universitário nas regiões menos favorecidas, especialmente o Norte e o Nordeste, estabeleceu condições mais promissoras para o desenvolvimento dessas frações geográficas “periféricas”. Ademais, a desconcentração geográfica do ensino superior se traduz na ampliação do alcance territorial do Sistema Nacional de Inovação Brasileiro, que tem, entre suas características marcantes, acentuada concentração regional, criando, assim, tendências para um desenvolvimento científico e tecnológico menos centralizado em termos espaciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).