O Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado no Município de Curitiba: uma análise das políticas públicas de acessibilidade

Autores

  • Marcus Vinicius Gonçalves da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Amanda Cristina Pasqualini Peron Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Antonio Gonçalves de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Simone Aparecida Polli Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Palavras-chave:

Mobilidade urbana. Planejamento urbano. Políticas públicas. Acessibilidade.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise panorâmica do Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado (PlanMob) do município de Curitiba acerca das ações elaboradas desde sua aprovação, no ano de 2008, até o ano de 2015, com a finalidade de identificar o tratamento conferido à questão da acessibilidade. Desta forma, preocupa-se, neste trabalho, em evidenciar as políticas públicas municipais voltadas para o tema da acessibilidade em cumprimento às metas previstas no PlanMob. Metodologicamente, a abordagem da pesquisa é descritiva e analítica, baseada no uso de procedimentos documentais e bibliográficos por meio do levantamento da regulação articulada pelos poderes Executivo e Legislativo municipais. Como resultados em termos da acessibilidade, foram evidenciadas potencialidades e deficiências que caracterizam essa temática.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Gonçalves da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, Paraná, Brasil. Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Centro-Oeste, Guarapuava, Paraná, Brasil. Mestrado em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Amanda Cristina Pasqualini Peron, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina, Brasil. Mestranda em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Atualmente é advogada da Prefeitura Municipal de Quatro Barras, Paraná, Brasil.

Antonio Gonçalves de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Graduação em Direito pela Faculdade Dom Bosco, Curitiba, Paraná, Brasil. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação em Administração e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Simone Aparecida Polli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Mestre e Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

Gonçalves da Silva, M. V., Pasqualini Peron, A. C., Gonçalves de Oliveira, A., & Polli, S. A. (2017). O Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado no Município de Curitiba: uma análise das políticas públicas de acessibilidade. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(132), 149–162. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/825