15 anos de Estatuto da Cidade: contribuição de melhoria e a recuperação da valorização

Autores

  • Gislene de Fátima Pereira Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Fabiana Wutrich

Palavras-chave:

Estatuto da Cidade. Instrumentos para recuperação da valorização imobiliária. Contribuição de Melhoria.

Resumo

O artigo apresenta uma leitura do Estatuto da Cidade, enfocando os instrumentos relacionados à recuperação da valorização imobiliária. A lei federal regulamenta a obrigatoriedade de o Estado promover a justa distribuição dos ônus e benefícios da urbanização, o que supõe recuperar, para a coletividade, a valorização decorrente de obras públicas. Neste sentido, constitui objetivo do trabalho colaborar para a discussão da Contribuição de Melhoria, cujo fato gerador é a valorização imobiliária, como importante instrumento para cumprimento da função social da propriedade. São apresentados dados que permitem o reconhecimento quantitativo da incorporação no Estatuto da Cidade de instrumentos de recuperação da valorização, com ênfase na Contribuição de Melhoria, demonstrando a situação dos mesmos após 15 anos de aprovação da lei federal. A leitura dos instrumentos, à luz dos princípios constituintes do Estatuto da Cidade, pretende ir além da demonstração das dificuldades de implementação, para relembrar, e reforçar, os princípios progressistas que orientaram a formulação da lei.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislene de Fátima Pereira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Professor adjunto da Universidade Federal do Paraná.

Fabiana Wutrich

Arquiteta Urbanista (UFPR, 2004), Mestre em Geografia (UFPR, 2016), com especialização em História da Arte (PUC-PR, 2008). Atuou na Prefeitura do Campus Centro Politécnico (UFPR,2007-2008) desenvolvendo projetos de edifícios didáticos e laboratoriais. Atuou na Secretaria de Urbanismo da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais (2009-2012) desenvolvendo projetos urbanísticos, pesquisas e estudos relacionados a área de planejamento urbano. Tem experiência na área de planejamento urbano, atuando nos temas: política urbana, mobilidade, gestão urbana, planejamento urbano e produção do espaço urbano. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Habitação e Urbanismo (LAHURB) do curso de Arquitetura e Urbanismo (UFPR).

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Pereira, G. de F., & Wutrich, F. (2016). 15 anos de Estatuto da Cidade: contribuição de melhoria e a recuperação da valorização. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 37(131), 21–36. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/859

Edição

Seção

Dossiê: 15 Anos do Estatuto da Cidade - Org. Prof. Dr. Clóvis Ultramari