Estatuto da Cidade: 15 Anos da Lei nº 10.257/01
Palavras-chave:
Estatuto da Cidade. Processo de urbanização. Plano diretor.Resumo
O artigo, de caráter ensaístico, faz uma retrospectiva do processo de urbanização brasileiro, estruturada em três períodos: o anterior à Constituição Federal de 1988, o interregno entre sua promulgação e a do Estatuto da Cidade e aquele que aí se inicia e prossegue até os dias atuais. O cenário de fundo é o da reduzida atuação do poder público e do consequente protagonismo da sociedade diante de uma virtual inexistência do Estado e do Direito. Em termos de tendência, o artigo sugere uma possível fragmentação do sistema legal, dificuldades para se entender as áreas urbanas como um conjunto complexo de direitos e deveres interligados, conflitos no entendimento da função social da propriedade e iniciativas legislativas que desrespeitam as diversidades regionais. Como perspectiva otimista, o artigo conclui pela consolidação dos Planos Diretores, como referência primeira, e da política urbana como ambiente propício de atuação dos movimentos sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
