Estatuto da Cidade: 15 Anos da Lei nº 10.257/01

Autores

  • Daniela Campos Libório Atualmente é Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, e Professora na pós graduação da PUC/SP.

Palavras-chave:

Estatuto da Cidade. Processo de urbanização. Plano diretor.

Resumo

O artigo, de caráter ensaístico, faz uma retrospectiva do processo de urbanização brasileiro, estruturada em três períodos: o anterior à Constituição Federal de 1988, o interregno entre sua promulgação e a do Estatuto da Cidade e aquele que aí se inicia e prossegue até os dias atuais. O cenário de fundo é o da reduzida atuação do poder público e do consequente protagonismo da sociedade diante de uma virtual inexistência do Estado e do Direito. Em termos de tendência, o artigo sugere uma possível fragmentação do sistema legal, dificuldades para se entender as áreas urbanas como um conjunto complexo de direitos e deveres interligados, conflitos no entendimento da função social da propriedade e iniciativas legislativas que desrespeitam as diversidades regionais. Como perspectiva otimista, o artigo conclui pela consolidação dos Planos Diretores, como referência primeira, e da política urbana como ambiente propício de atuação dos movimentos sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Campos Libório, Atualmente é Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, e Professora na pós graduação da PUC/SP.

Advogada, Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Pós-doutora na Universidad de Sevilla, Sevilla, Espanha.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Campos Libório, D. (2016). Estatuto da Cidade: 15 Anos da Lei nº 10.257/01. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 37(131), 67–78. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/864

Edição

Seção

Dossiê: 15 Anos do Estatuto da Cidade - Org. Prof. Dr. Clóvis Ultramari