Indicação Geográfica: uma via para o crescimento econômico para Nazaré das Farinhas e Maragogipinho, Bahia

Autores

  • Adriano Alves de Rezende Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz.
  • Marcelo dos Santos da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências Econômicas. Rodovia Jorge Amado Salobrinho 45662900 - Ilhéus, BA - Brasil
  • Lindomar Pegorini Daniel Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA. Avenida dos Ingás - 3001 Jardim Imperial 78555000 - Sinop, MT - Brasil

Palavras-chave:

Nazaré das Farinhas. Maragogipinho. Produção artesanal. Indicação Geográfica.

Resumo

Diante da crescente competitividade em todos os mercados, estabelecer uma distinção em produtos ou serviços com características peculiares pode proporcionar a esses bens a diferenciação necessária para se destacarem em mercados dinâmicos e de concorrência acirrada. Assim, este artigo visa identificar potenciais Indicações Geográficas (IGs) no Estado da Bahia, especificamente para a farinha de Nazaré e a cerâmica artesanal de Maragogipinho. Para tanto, utilizou-se o mapeamento de características tidas como relevantes por Valente et al. (2013) e adaptadas metodologicamente por Rezende et al. (2015). Após análise das informações, percebeu-se o significativo potencial para ambos os produtos requererem o signo de indicação geográfica. Devido à proximidade geográfica das regiões produtoras e à existência de um polo de comercialização comum (Nazaré), os efeitos da obtenção da IG tendem a ser potencializados a partir do espraiamento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Alves de Rezende, Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2011), especialista em Gestão de Negócios e Empreendimentos pela Escola de Negócios (FEA/ Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, 2002), graduado em Ciências Econômicas (UFJF, 2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (2001). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB entre os anos de 2008 e 2009 e da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC no período de 2005 a 2009. Atuou como consultor da Know How Merchandising e Consultoria Ltda até o ano de 2010.

Marcelo dos Santos da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências Econômicas. Rodovia Jorge Amado Salobrinho 45662900 - Ilhéus, BA - Brasil

Professor Assistente B do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Possui mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2011), e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008).

Lindomar Pegorini Daniel, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA. Avenida dos Ingás - 3001 Jardim Imperial 78555000 - Sinop, MT - Brasil

Professor Adjunto da área de Economia Aplicada da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus de Sinop, Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2016), Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2011) e Bacharel em Ciências Econômicas pela UNEMAT (2009).

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Alves de Rezende, A., dos Santos da Silva, M., & Pegorini Daniel, L. (2017). Indicação Geográfica: uma via para o crescimento econômico para Nazaré das Farinhas e Maragogipinho, Bahia. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(132), 55–76. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/904

Edição

Seção

Dossiê: Economia Agroindustrial - Org. Prof. Dr. Rodolfo Prates