Indicação Geográfica: uma via para o crescimento econômico para Nazaré das Farinhas e Maragogipinho, Bahia

Autores

  • Adriano Alves de Rezende Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz.
  • Marcelo dos Santos da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências Econômicas. Rodovia Jorge Amado Salobrinho 45662900 - Ilhéus, BA - Brasil
  • Lindomar Pegorini Daniel Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA. Avenida dos Ingás - 3001 Jardim Imperial 78555000 - Sinop, MT - Brasil

Palavras-chave:

Nazaré das Farinhas. Maragogipinho. Produção artesanal. Indicação Geográfica.

Resumo

Diante da crescente competitividade em todos os mercados, estabelecer uma distinção em produtos ou serviços com características peculiares pode proporcionar a esses bens a diferenciação necessária para se destacarem em mercados dinâmicos e de concorrência acirrada. Assim, este artigo visa identificar potenciais Indicações Geográficas (IGs) no Estado da Bahia, especificamente para a farinha de Nazaré e a cerâmica artesanal de Maragogipinho. Para tanto, utilizou-se o mapeamento de características tidas como relevantes por Valente et al. (2013) e adaptadas metodologicamente por Rezende et al. (2015). Após análise das informações, percebeu-se o significativo potencial para ambos os produtos requererem o signo de indicação geográfica. Devido à proximidade geográfica das regiões produtoras e à existência de um polo de comercialização comum (Nazaré), os efeitos da obtenção da IG tendem a ser potencializados a partir do espraiamento regional.

Biografia do Autor

Adriano Alves de Rezende, Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2011), especialista em Gestão de Negócios e Empreendimentos pela Escola de Negócios (FEA/ Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, 2002), graduado em Ciências Econômicas (UFJF, 2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (2001). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB entre os anos de 2008 e 2009 e da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC no período de 2005 a 2009. Atuou como consultor da Know How Merchandising e Consultoria Ltda até o ano de 2010.

Marcelo dos Santos da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências Econômicas. Rodovia Jorge Amado Salobrinho 45662900 - Ilhéus, BA - Brasil

Professor Assistente B do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Possui mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2011), e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008).

Lindomar Pegorini Daniel, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA. Avenida dos Ingás - 3001 Jardim Imperial 78555000 - Sinop, MT - Brasil

Professor Adjunto da área de Economia Aplicada da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus de Sinop, Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2016), Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2011) e Bacharel em Ciências Econômicas pela UNEMAT (2009).

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

Alves de Rezende, A., dos Santos da Silva, M., & Pegorini Daniel, L. (2017). Indicação Geográfica: uma via para o crescimento econômico para Nazaré das Farinhas e Maragogipinho, Bahia. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(132), 55–76. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/904

Edição

Seção

Dossiê: Economia Agroindustrial - Org. Prof. Dr. Rodolfo Prates