Programa de Aquisição de Alimentos como Estratégia para a SegurançaAlimentar e Nutricional
Palavras-chave:
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Políticas públicas. Segurança Alimentar e Nutricional. Direito Humano à Alimentação Adequada.Resumo
O presente artigo tem por objeto o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma política pública em execução desde o ano de 2003, do qual se faz uma análise bibliográfica. Pretende-se analisar o direito à alimentação e o dever do Estado de implementar políticas públicas para garantir o acesso à alimentação com qualidade, quantidade e regularidade suficientes para a população. Para tratar desse tema estratégico, são apresentados resultados alcançados pelo PAA nas cooperativas de agricultores familiares produtores de alimentos e as conquistas do programa na promoção da segurança alimentar e nutricional em equipamentos públicos socioassistenciais no País. Conclui-se, a partir do estudo, que o PAA tem atingido os seus objetivos tanto em relação à produção como ao consumo de alimentos, sendo um dos responsáveis pela saída do Brasil do mapa da fome da FAO.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
