Programa de Aquisição de Alimentos como Estratégia para a SegurançaAlimentar e Nutricional

Autores

  • Maria Leticia Barbosa Xavier

Palavras-chave:

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Políticas públicas. Segurança Alimentar e Nutricional. Direito Humano à Alimentação Adequada.

Resumo

O presente artigo tem por objeto o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma política pública em execução desde o ano de 2003, do qual se faz uma análise bibliográfica. Pretende-se analisar o direito à alimentação e o dever do Estado de implementar políticas públicas para garantir o acesso à alimentação com qualidade, quantidade e regularidade suficientes para a população. Para tratar desse tema estratégico, são apresentados resultados alcançados pelo PAA nas cooperativas de agricultores familiares produtores de alimentos e as conquistas do programa na promoção da segurança alimentar e nutricional em equipamentos públicos socioassistenciais no País. Conclui-se, a partir do estudo, que o PAA tem atingido os seus objetivos tanto em relação à produção como ao consumo de alimentos, sendo um dos responsáveis pela saída do Brasil do mapa da fome da FAO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Leticia Barbosa Xavier

Mestre em Administração. Doutoranda em Políticas Públicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR),Curitiba, Paraná, Brasil. Atualmente é professora no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-01-05

Como Citar

Barbosa Xavier, M. L. (2018). Programa de Aquisição de Alimentos como Estratégia para a SegurançaAlimentar e Nutricional. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(133), 131–145. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/949

Edição

Seção

Dossiê: Estratégias para uma agenda de segurança alimentar e nutricional. Org. Prof. Dr. Nilson de Paula