A DINÂMICA DOS MODOS DE PRODUÇÃO: PARA ONDE NOS LEVA A HISTÓRIA?

Authors

  • Igor Zanoni Constant Carneiro Leão Universidade Federal do Paraná - UFPR

Keywords:

Modo de produção. Feudalismo. Capitalismo. Socialismo. Revolução Russa. Revolução Chinesa.

Abstract

RESUMO

Marx criou o conceito de modo de produção para apreender a dinâmica socioeconômica das formações humanas, levantando com isso o problema da caracterização de cada formação e de sua passagem ou de sua historicidade à medida que as contradições internas de cada modo de produção conduzem a outro. Em seus textos discute a transição do feudalismo ao capitalismo a partir desse ponto, bem como coloca o problema da passagem ao socialismo como época em que a humanidade deixaria para trás sua pré-história. Depois de Marx tivemos experiências socialistas em diversas partes do mundo, destacando-se as experiências soviética e chinesa. O desafio é perceber sua amplitude e seus limites, perceber como se mostra o devir histórico e quais as suas promessas.


Author Biography

Igor Zanoni Constant Carneiro Leão, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Economista, doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor titular do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published

2022-05-02

How to Cite

Carneiro Leão, I. Z. C. (2022). A DINÂMICA DOS MODOS DE PRODUÇÃO: PARA ONDE NOS LEVA A HISTÓRIA?. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 42(140). Retrieved from https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1149